Comunidade

Comunidade

domingo, 6 de outubro de 2013

CULTO DA MOCIDADE FAMÍLIA VIVA - DIA 29/09/2013



INTRODUÇÃO
A Bíblia descreve o amor de Deus de forma muito poética:
a. Deus amou o mundo... Jo 3.16
b. Ninguém tem maior amor... Jo 15.1
O Apóstolo Paulo fala: “da largura e comprimento, altura e profundidade deste amor que Excede todo entendimento” (Ef 3.18-19). Este amor é fruto da misericórdia de Deus que se renova a cada manhã em benefício dos homens, Lm 3.22-23.

A misericórdia não é um mero sentimento de compaixão, mas é um profundo desejo de aliviar o sofrimento humano. A misericórdia de Deus para com o homem, contempla as miseráveis conseqüências do pecado, e Ele intervém para aliviá-lo do jugo do pecado. É na pessoa do Apóstolo Pedro, este homem que tinha uma personalidade tão variável, que vemos a grande ,manifestação da misericórdia de Deus.

I. O OBJETO DA MISERICÓRDIA
Pedro foi um homem que viveu grandes experiências, desde o seu chamado no mar da Galiléia, Mt 4.18-22:
- Foi o mentor da maior confissão de fé: “Tu tens as palavras de vida eterna”, Jo 6.68-69.
- Viu a glória da transfiguração, Mc 9.2
- Declarou fidelidade até a morte: “Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei”, Mc 14.31
- Foi companheiro de oração no Getsemâni, Mc 14.32
- E quando o Senhor Jesus fora preso, ele corajosamente tentou defendê-lo, Jo 18.10

Contudo, Pedro foi vítima da sua auto-suficiência e viveu momentos terríveis (Mc 14.66-71), três dias antes da crucificação do Sr. Jesus, Pedro foi vítima de um grave pecado, Lc 12.9 – Ele negou o Sr. Jesus.

No v. 17 diz: “Ele começou a praguejar...” 
O praguejar de Pedro representava amais forte forma de juramento. Ele estava praticando a mais forte rejeição, negando com juramento seu envolvimento com Jesus. Pedro disse com efeito: “Que Deus me mate se estiver mentindo”.

O V. 72 diz que o galo cantou pela segunda vez e Pedro lembrou-se das palavras de Jesus, v.30. Lucas nos informa que além do galo cantar pela segunda vez, o Sr. Jesus fixou os olhos em Pedro, Lc 22.60-62 - Pedro chorou amargamente.

II. O PROPÓSITO DA MISERICÓRDIA
Após a ressurreição de Jesus, o anjo trouxe uma mensagem diferente: “Dizei aos discípulos e a Pedro”, v.7.
O anjo não mencionou os melhores: João (o amado), Tiago (o irmão), Natanael (o mais ético).
O anjo citou o nome dos mais necessitado: Pedro, que estava se afastando...

Alguns pensam que o Sr. Jesus só tem interesse naqueles que tem fé capaz de transportar montes (Os super crentes). Jesus tem interesse naqueles que vive a crise da fé, os que pararam no caminho da cruz, os que se afastaram por algum motivo. Todos nós pecamos de uma ou outra forma e certamente negamos a Jesus como Senhor em outras áreas vitais da nossa vida: dinheiro, família, escola, etc. O anjo fez menção especial de Pedro a fim de mostrar que apesar do deslize dele, Jesus não o rejeitara. “Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo”
II Timóteo 2.13.

Pedro fracassou – mas tinha uma chance. Pedro era muito amado e o amor de Deus não podia deixá-lo no esquecimento. Pedro tinha uma grande missão a realizar, que reverteria totalmente sua falta.

III. A AÇÃO DO DEUS DA MISERICÓRDIA
Diante de tudo que tinha acontecido, Pedro desistira de tudo e voltara a sua antiga profissão, (v.3). Contudo, quando Deus nos convoca para uma tarefa específica, não adiante tentar se envolver com algo desta vida (II Tm 2.4) – “Eles nada apanharam...”v. 3.

Mas ao clarear da madrugada, Jesus vem ao encontro de Pedro, onde três anos antes, o havia convocado para ser um pescador de homens. Depois daquele churrasco de peixe e pão, o Sr. Jesus quebra o silêncio e faz uma pergunta a Pedro, v. 15. 

“Simão, Filho de João, amas-me mais do que estes outros”. O apóstolo diz que sim, mas toma cuidado para não repetir: “Eu te amo mais do que os outros.” O Sr. Jesus repete a pergunta outras duas vezes. Após cada declaração de amor, Pedro renova o seu compromisso com Deus, v.17

Todos os dias eu me encontro diante de Deus em profunda perplexidade diante do fato de que Ele usa alguém como eu. É gente como eu e você que Deus quer usar! Gente que tem hobby , manias, desvios, fraquezas, medo e contradições. Depois daquele encontro, Pedro percebeu que tinha sido misericordiosamente restaurado pelo Senhor.

CONCLUSÃO
A Bíblia diz que, logo após Pedro ter negado o Sr. Jesus, ele chorou amargamente, Lc 22.60. As lágrimas podem ser um novo começo, quando jorram com humildade. Pedro perdera a coragem, e quase perdera a fé – as lágrimas de arrependimento o pôs, uma vez mais na vereda do discipulado. Deus é Deus da segunda oportunidade, ou mesmo de quantas oportunidades precisamos, até que achemos a Cristo. Certamente, esta é a maior manifestação da misericórdia de Deus.