Comunidade

Comunidade

domingo, 27 de julho de 2014

CULTO DE CELEBRAÇÃO DE SANTA CEIA - 20/07/2014




























A TEOLOGIA DO GOLPE


TEOLOGIZANDO SOBRE...

Na hora do golpe, só conseguimos olhar para baixo e ver apenas o chão duro, o chão frio, o chão sujo, a nos dar boas-vindas, como se fosse a nossa casa definitiva. Antes da queda anunciada, ainda nos perguntamos como será a nossa vida daqui para a frente. 

Na verdade, não imaginamos que possa haver vida daqui para a frente. Então, confirmamos, com gosto de enxofre na boca, que somos mesmos vasos de barro, que o vento mais forte torce, a pressão mais tensa afunda, o aguaceiro mais denso fura, o sol mais quente esmigalha. Nessa hora, o golpe já desferido, também precisamos confirmar que dentro deste (nosso) vaso de barro está escondido um belo e indestrutível tesouro. Feitos à imagem-semelhança de Deus, somos habitados pelo Espírito dele, que monta guarda em nossos corações como um leão afiado. 

Por isto, podemos ser pressionados, mas não precisamos ficar desanimados; podemos nos sentir perplexos, mas sem nos desesperar; podemos ser perseguidos, mas não somos vencidos; podemos ficar abatidos, mas jamais destruídos (2 Coríntios 4.7-9). Mesmo que sejamos esmigalhados pelo medo, pela solidão, pela mágoa e pela dor, a estrutura do tesouro dentro de nós permanece inabalável. 

A certeza nos deve servir de desafio (devemos crer no que somos pelo poder de Deus que atua em nós, não no que as ameaças dizem que somos) e de promessa (devemos esperar que a graça de Deus seguirá o plano-mestre que já aprovou para nós).