Comunidade

Comunidade

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

LIÇÃO 12 – DISCIPULADO – BATISMO POR ASPERSÃO (MATEUS 3.1-6. 13-17)


INTRODUÇÃO

A comunidade evangélica da atualidade é imersionista (Batistas e pentecostais), é possível que muitos cristãos históricos (congregacionais, presbiterianos, metodistas, etc) tenham assimilado essa prática e gerado um preconceito contra o batismo por aspersão. 

Tais pessoas defendem o ensino imersionista contra o modo por aspersão, de duas formas:
a) Pela associação com o Batismo Católico Romano – Ser aspersionista é ser católico romano; assim, dizem os crentes modernos.
b) João Batista batizou no Rio Jordão – Esse tem sido o argumento do imersionistas, pois, eles supõem que se João, o Batista, batizou em um rio esse batismo foi por imersão.

O nosso estudo visa mostrar que estas duas premissas estão erradas. O batismo por aspersão não é do catolicismo romano, mas é uma forma bíblica de Batismo; segundo, João, o Batista, jamais praticou a imersão.


1. BATISMO: SIGNIFICADOS E TERMOS

A Declaração de Savoy, foi a primeira Confissão de Fé dos congregacionais e é aceita por todas as Igrejas Evangélicas Congregacionais. É um documento histórico e muito valioso para construção de nossos valores e princípios congregacionais.

“Cremos que os sacramentos ou ordenanças instituídas por Nosso Senhor Jesus Cristo são apenas duas: O Batismo e a Ceia do Senhor (Mt 28.29; I Co 11.23). As Igrejas congregacionais brasileiras oriundas do trabalho pioneiro do Dr. Robert Reid Kalley, como as nossas, entendem que o batismo por aspersão ou efusão são corretos e bíblicos, embora respeitem outras formas de batismo praticados por grupos evangélicos.” - Capítulo XVII – Dos Sacramentos – Art 33, itens a e b.

O que é um Sacramento? - O sacramento é, portanto, um meio de que Deus se serve, para comunicar bênçãos aos seus filhos. 

Sobre o sacramento devemos notar o seguinte:
a) O sacramento não tem poder em si mesmo. Os sacramentos se tornam meio eficazes unicamente pela operação do Espírito Santo e pela benção de Cristo que os instituiu.
b) O sacramento consta de duas partes: um sinal exterior e visível; uma graça interior e espiritual, representada pelo sinal. Em resumo: um sinal visível de uma graça invisível.

1. Como uma pessoa é batizada - No batismo bíblico, água é aplicada à pessoa “em nome do Pai, do Filho e do espírito Santo” - Mt 28.19. Assim, Deus usa um símbolo externo para denotar uma realidade espiritual interna.

a. O batismo indica que foram removidas as manchas do pecado, At 22.16;
b. O batismo também é um sinal de purificação recebida no Novo Testamento, Tt 3.5;
c. O batismo significa colocar-se à parte para uma vida santa, Gl 3.27,

2. Modos de aplicar o batismo - Cristo mandou que se batizasse com água, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, não determinando, porém, o modo de aplicar o batismo. Daí haver na igreja cristã três modos de batismo:
a.Aspersão – em que se aplica água à cabeça do batizando, aspergindo-o com a mão;
b. Efusão – Em que se derrama um vaso com água;
c. Imersão – segundo a qual é ele mergulhado na água.

Ainda que a Igreja Congregacional considere como tais os cristãos batizados por qualquer dos dois outros modos, por considerar a forma de batismo coisa secundária, todavia adota a aspersão, não só por ser mais conveniente, mas também por ser esta a forma mais de acordo com o ensino bíblico e mais usada na igreja cristã, desde o seu início.


2. RAZÃO PORQUE BATIZAMOS POR ASPERSÃO[1]

A Igreja Congregacional em todo o mundo, sempre adotou a aspersão como forma bíblica do batismo. Divergimos dos imersionistas apoiados, nos seguintes argumentos:

Se o vocábulo baptismo, no original significa estritamente imersão:

a) No Novo testamento, a palavra baptizo é usada para designar a lavagem das mãos que se costumava fazer antes das refeições (Mateus 15.2; Marcos 7.1-5; Lucas 11.37-39; II Rs 3.11.

b) Como considerar os hebreus batizados por imersão, em face das palavras de Paulo aos Coríntios, se a nuvem e o mar jamais os envolveram (1 Co 10.2)? Pois a Bíblia afirma que os filhos de Israel passaram a seco pelo meio do mar (Êx 15.19). Os que foram imersos no mar foram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó (Êx 14.28).

c) O apóstolo Pedro afirma que as águas do dilúvio representam o batismo. Os ímpios foram imersos, porém, não batizados e pereceram. Sobre a arca que levava Noé e seus familiares, as águas foram derramadas. Foram batizados, porém, não foram imersos (1 Pe 3.20,21) 

d) No cumprimento da promessa o Espírito Santo desceu sobre os discípulos, em forma de aspersão (Jo 2.28-29; At 21.4; 10.44-48; 11.15,16). 

e) A renovação espiritual é efetuada pela aspersão (Ez 36.25; Hb 10.22).

f) Na LXX, em Daniel 4.25, é dito que “Nabucodonosor foi batizado [bapto] com o orvalho do Céu”. Claramente esse batismo não foi por imersão; mas o sentido da palavra batismo no texto é que o orvalho caiu sobre ele.

É importante lembrar que o batismo por imersão surgiu em 1521 A.D. por um homem chamado Thomas Müntzer através de uma revelação extra-bíblica. Se existe algum batismo anti-bíblico pela história não é o aspersionista (Contra Lutero e o reformadores)[2].

O Didaquê – Primeiro documento histórico da Igreja Cristã (145-150 d.c.), diz assim: “Quanto ao batismo, procedam assim: Depois de ditas todas essas coisas, batizem em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Se você não tem água corrente, batize em outra água (...) Na falta de uma e outra, derrame três vezes água sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.[3]


3. ARGUMENTOS IMERSIONISTAS

Os imersionistas afirma que: 

a) a palavra original grega “baptizo” tem o significado literal de mergulhar, sepultar, afundar - , ou seja, é necessário que a pessoa seja batizada nas águas, Rm 6.1-4. [4] 

Paulo não está falando aqui de batismo com água, visto que ela não salva ninguém. É apenas um símbolo do batismo com o Espírito Santo. Pelo batismo, ressuscitamos também com Cristo[5]

O texto de romanos diz que fomos sepultados nos seu batismo pela sua morte - Se a morte de Cristo - sepultamento - significa enterrar, conforme pensam os imersionistas, então, temos um choque cultural no próprio simbolismo! Pois, Cristo não foi sepultado como somos ele foi depositado dentro de uma rocha! Ser sepultado no pensamento da época era dessa forma?[6]

b) Para que batizar num rio, se o batismo não era por imersão? 

A resposta é prática. Ele pregava no deserto, onde não havia água, e daí a necessidade de ir ao Jordão. João batizou também em Enom, junto a Salim (João 3.23). Enom é, no hebraico, o plural de fonte. Quer dizer que ali existiam muitas águas, isto é, muitas fontes e não muita água.

c) Os imersionistas, questiona a frase: saiu logo da água. (Mt 3.16) - A preposição usada neste passo, no grego, é APÓ, que se traduz pela preposição portuguesa DE, e indica o lugar de onde saiu. Em Atos 9.8 diz-se que Saulo levantou-se DA terra, usando a mesma preposição APÓ. Não se pode entender que Saulo se tenha levantado DE dentro DA terra. Assim podia Jesus ter saído da água, sem ter saído DE dentro dela, sem que estivesse nela imergido.[7]

d) Água para batismo de três mil pessoas - Onde os apóstolos conseguiram, em Jerusalém, água para imergir três mil pessoas no dia de Pentecostes? Não havia água fluente (rio) em Jerusalém ou nas proximidades e as piscinas públicas estavam em mãos das autoridades. Não havia água encanada e por isso se contratavam “Carregadores de água” (Mc 14.12-16).

e) Piscina em uma prisão - O carcereiro de Filipos foi batizado por volta da meia noite, depois de um terremoto que fendera as paredes da prisão. É possível pensar em imersão num caso como este? (Atos 16.23-33) 


Para concluir

O batismo bíblico por aspersão é o sinal sacramental da nova aliança. É sinal por meio do qual Deus sela os eleitos, mostrando a sua garantia de que estão incluídos na Aliança da graça. O batismo foi instituído por Cristo e deve ser administrado no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

______________________
[1] BARTH, Karl e CULLMANN, Oscar. Batismo: Em diferentes visões. São Paulo. Editora Cristã Novo Século LTDA. 2004.
[2] BETTENCOURT, Estêvão, Religiões, Igrejas e seitas, Lumen Christi, Rio de Janeiro, 1997
[3] DIDAQUÉ - O catecismo dos primeiros cristãos para as comunidades de hoje. São Paulo: Editora Paulus, 1997. Pag. 19
[4] REIS, Felipe. Qual a forma correta de batismo: por imersão ou aspersão? Disponível in < http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/batismo/qual-a-forma-correta-de-batismo-por-imersao-ou-aspersao/>. Acesso em 08/11/2013.
[5] HENDRIKSEN, William. Romanos: Comentário do Novo Testamento. São Paulo. Editora Cultura Cristã, 2001. 704p.
[6] CALVINO, João. Romanos. São Paulo. Editora Parakletos, 2001. 534p.
[7] NOVO TESTAMENTO Interlinear grego-português. São Paulo. Sociedade Bíblica do Brasil, 2004. 992p.

CULTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO - 19/01/2014