Comunidade

Comunidade

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ENCONTRO DE JOVENS FAMÍLIA VIVA - 20/10/2013



VESTES DE SENSUALIDADE OU SANTIDADE
Miss (a) Anacleide Gomes

Fazendo apologia à máxima de que o que é bonito precisa ser mostrado, alguns afirmam que a sensualidade está na cabeça das pessoas. É verdade também. E creio que seja também por isto que as Escrituras Sagradas pedem pudor e discrição.  As pessoas indiscretas alimentam o desejo das mentes carnais. Prefiro a frase "Aquilo que não está à venda, não se coloca na vitrine".

A Bíblia é a Palavra de Deus e nossa regra de fé e prática. Portanto, em todo e qualquer assunto devemos estudar o que ela nos diz, e no que se refere à sensualidade, encontramos com clareza o que não devemos ser e fazer.

O Profeta Oséias 4:11 diz: "A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento." 

Neste texto de Oséias encontramos versões onde sensualidade foi traduzida por prostituição. Isso agrava mais ainda o significado da palavra. A mídia em todos os aspectos tem pregado a sensualidade em tudo o que se vê. A humanidade tem sido influenciada pela mídia a pensar e ser cada vez mais sensual.

O que é sensualidade? 

A sensualidade é o uso errado do corpo, das roupas, dos gestos, das palavras, dos olhares, das maquiagens, das músicas etc., com o fim de se expor para os outros a fim de alcançar seus objetivos através da sedução. O dicionário define sensualidade como Qualidade de sensual; Volúpia; Lascívia; Lubricidade; Luxúria.

1Tm 2.9 lemos: "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia".

É necessário existir pudor. Principalmente hoje vivendo numa cultura que cultua o corpo, incentiva as mulheres e homens a fazerem dos seus próprios corpos objeto de cobiça e que se sintam bem expondo sua sexualidade. Infelizmente, muitos que já entregaram suas vidas a Jesus, permanecem com hábitos, talvez inconscientemente, que maculam a imagem de um homem e uma mulher de Deus. Vivemos em tempos tão imorais que falar sobre pudor parece para alguns até retrogrado. Mas não é. Não é, porque seria o mesmo que afirmar que a Palavra de Deus não vale para nós hoje. O texto acima citado fala de vestir-se com pudor. A palavra pudor no grego (língua que foi escrita o Novo Testamento) é "aidos" que significa vergonha em exibir o corpo; ausência de sensualidade; ausência de desejo de atrair admiração para o corpo; pessoa não sensual.

Por que devemos nos vestir com pudor?

Por que a Bíblia diz: "Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo." 1 Cor.6.18-20

Parece exagerado usar esse texto para refletir sobre vestir-se com pudor. Mas creia, não é. Precisamos glorificar a Deus com o nosso corpo e o que vestimos tem tudo a ver com isso.

Para as mulheres há textos bem mais específicos como PV 31.30: "A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba. Mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada"

Mas, de maneira alguma os homens estão excluídos da responsabilidade que tem, enquanto cristãos, de se vestirem com pudor, pois todo cristão deve manifestar o fruto do espírito que é conseqüência de quem anda no espírito. Se assim não fizermos, certamente manifestaremos as obras da carne. E sensualidade é uma delas. Não é propósito aqui falar de uso e costumes, mas trazer uma reflexão sobre uma vida santificada. Os costumes mudam, mas os princípios da Palavra de Deus são eternos. 

"O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" 1 Jo 2.15

A moda atual é marcada pela sensualidade exagerada. Precisamos estar atentos porque vestimenta é assunto de bom gosto e os servos de Deus precisam ter esse bom gosto. Não precisamos andar na contramão do mundo, no que se refere à moda, mas sim excluir das nossas opções o que é inadequado a um homem e uma mulher de Deus da mesma forma que devemos agir em todas as outras áreas da nossa vida.

Que roupas são sensuais? 

É simples: roupas que marcam ou mostram partes do corpo evidenciando a sexualidade que Deus criou para a intimidade dentro do casamento. Como por exemplo: roupas curtas, decotadas, transparentes, apertadas etc. E isto vale para mulheres e homens. Compete ao que teme a Deus consultar seu coração e usar o bom senso para escolher suas roupas de maneira a não escandalizar os irmãos e não entristecer o Espírito Santo.

"Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade." 1 Ts 4.7

Com amor e temor
Diac (a) Anacleide Gomes