Comunidade

Comunidade

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MENSAGEM - A RELIGIÃO E O AMOR A DEUS - ATOS 17.22-31


INTRODUÇÃO
Estava na rua e encontrei uma pessoa vestida com uma camisa que trazia escrito o seguinte: “Não sou religioso, simplesmente amo a Deus”. Diante de tal frase fiquei a teologizar: Qual a diferença?

a) Ser religioso é obedecer dogmas, doutrinas de homens, leis que levam em conta mais o fazer do que ser (fariseus).
b) Amar a Deus é seguir princípios revelados por Ele mesmo, que levam em conta o próprio Deus e o próximo (resumo dos mandamentos: Mt 22.37-39).

O apóstolo Paulo em Atenas contemplou um quadro de idolatria que dominava cada canto daquela cidade (v.6). E isto mostrava quanto aquele povo era religioso (v.22). Entre tantos altares, havia um altar ao Deus desconhecido (v.23).

Nisto consiste a diferença entre aquele que ama a Deus e o religioso:
- O religioso adora algo que não conhece
- O crente adora algo que ele verdadeiramente conhece.

Como podemos conhecer a Deus? Através daquilo que Ele se revela, como:






I. UM DEUS CRIATIVO, V.24-25
a) O Deus que fez o mundo, v.24
b) O Deus que não habita em santuário feito por mãos humanas, v24
c) O Deus que não precisa de coisa alguma, v.25
d) O Deus que a todos dá vida, respiração e tudo mais, v.25
e) O Deus que fez toda a raça humana, v.26
f) O Deus que nele vivemos, movemos e existimos, v.28



II. UM DEUS CIUMENTO, V.29
Sendo o nosso Deus, o criador de todas as coisas, Ele também fez o homem para o adorar. Sendo homem feito com este objetivo, era e é a Deus que ele tem que amar, louvar e adorar. Contudo, o homem prefere adorar os deuses de prata, de ouro, de pedra, feitos pela inteligência humana. Isto é uma agressão a Deus, Is 44.13-17,19; 45.20. O Sr. Jesus diz a Satanás que somente a Deus se deve adorar e prestar culto.



III. UM DEUS QUE É JUIZ, V.31
Sendo o Senhor Deus, o criador de todas as coisas, o Deus que abomina a idolatria, Ele é também um Deus que é Juiz, v.31. Ele estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo, Ap 20.11-15. Este dia está muito perto do que muitos imaginam. E a única forma viável de escapar da ira deste Juiz, é se entregando a Jesus, o nosso supremo advogado.



IV. UM DEUS LÔNGANIMO, V.30,27
Deus criador, o Deus que odeia a idolatria, o Deus que é Juiz, é o Deus que exige arrependimento por parte do homem. Este Deus avisa aos homens para o buscarem, porque Ele está perto de cada um de nós. O Sr. Jesus, afirmou que “se todos, homens e mulheres não se arrependerem, todos irão perecer”. O profeta Isaías convoca o homem ao arrependimento, Is 55.6-7.


CONCLUSÃO
a) A religião que não tem Deus como Chefe Supremo é uma religião de engano.
b) Religião que não dá certeza de vida eterna é uma religião de mentiras.
c) Religião que não prega segundo a Bíblia, é uma religião de fábulas.
Para que o homem alcance o padrão estabelecido por Deus. É necessário: Arrependimento, crer no Senhor Jesus e confessar o seu nome.