Comunidade

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quarta-feira, 16 de outubro de 2013

CULTO DA FAMÍLIA - 06/10/2013


A filha de Jairo estava “moribunda”, ou seja “agonizante, quase morta”. Em Marcos 5.22, a bíblia relata este fato, onde Jairo busca a solução em Jesus, o Senhor. No decorrer desta narrativa bíblica, podemos diversas dicas de como proceder diante de uma aparente tragédia ou causa impossível, e como o Senhor calmamente nos traz a sua melhor solução. 
“E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente” (Marcos 5:36)

INTRODUÇÃO

Jairo, principal homem da sinagoga, se apresenta diante de Jesus, reconhecendo sua soberania, e humilhado pede a solução de algo terrível que acontecia. Sua filhe estava “moribunda”, ou seja “agonizante, quase morta”. Em Marcos 5.22, a bíblia relata este fato, onde Jairo busca a solução em Jesus, o Senhor. No decorrer desta narrativa bíblica, podemos diversas dicas de como proceder diante de uma aparente tragédia ou causa impossível, e como o Senhor calmamente nos traz a sua melhor solução.

1. Deus é quem escolhe os métodos.

Jairo se apresentou diante de Jesus, de uma forma aparentemente correta. Ele se prostrou, se humilhou , clamou e creu. Porém Jairo se excedeu em escolher qual a forma que Jesus deveria usar para realizar o milagre. Erramos muitas vezes. Agimos como “prepotentes”, pois em situação trágica e desesperadora, esquecemos que somos incapazes de solucionar o problema, mas oramos e imaginamos a maneira que cremos e a maneira que queremos que Deus aja. As vezes, temos problemas financeiros e temos a idéia para solucionar, e somente pedimos que Deus “endosse” nossa idéia.  Isso acontece também com relacionamentos pessoais, amorosos, e qualquer outro tipo de calamidade. Naamã agiu assim quando imaginou que Eliseu estaria de pé diante dele, estendendo as mãos e orando por seu problema. Para sua alegre decepção, Eliseu o mandou mergulhar 7 vezes no rio Jordão, para que fosse curado de sua lepra. Jairo estava certo em se humilhar e clamar ao Senhor (2 Cr 7.14), mas errado em escolher de que forma o Senhor haveria de curar a sua filha.

2. O tempo de Deus é diferente do nosso tempo

Jairo havia se apresentado diante de Jesus, e implorando uma solução rápida, afinal sua filha estava “moribunda”. Moribunda significa “agonizante” – quase morta. Imagino eu a coração de um pai aflito, ao ver sua filha morrendo rapidamente e a última esperança é um milagre de Jesus. Porém Jesus não precisa se apressar; Ele é Deus. Jesus ouviu o clamor de Jairo, mas não se desesperou. Calmamente continuou sua caminhada, atendendo as multidões que o cercavam.  Embora a filha de Jairo estivesse moribunda, Jesus ainda haveria de curar outras pessoas no caminho. Uma delas foi a mulher do fluxo de sangue. (Mc 5.29). Imagine se Jesus dissesse às multidões: “Senhores, não posso atendê-los. Tenho que correr para atender a filha de Jairo, afinal ele é um bom homem, e se humilhou e clamou da maneira certa”. Jesus não precisa disso, ele é o senhor do tempo. Jesus calmamente continuou sua caminhada, e no tempo solucionou o problema da filha de Jairo.

3. Satanás faz de tudo para nos fazer desistir

Jairo era um homem perseverante. Após ver a calma de Jesus, ele poderia ter dito:
- Vou procurar outra solução, esse Jesus é muito lento.

Mas ele continuou ao lado de Cristo, pois sabia, se Deus não curasse sua filha ninguém
poderia curar. Satanás certamente viu a perseverança deste homem, e usou de seus métodos para fazê-lo desistir. Enviou seus amigos, alguns dos principais da sinagoga, para trazer a trágica notícia: SUA FILHA MORREU! Satanás costuma lançar em nosso rosto, nossos “fracassos”, tentando-nos fazer frustrar. Muitos realmente se frustram, desistem, abandonam a caminhada. Jairo pode até ter pensado em desistir, mas ao lado dele estava Jesus (aliás, ele estava ao lado de Jesus). Por isso teve o privilégio de ouvir a maravilhosa palavra de Deus: “A menina não está morta, mas dorme”. Observe que Jesus disse isso aos amigos de Jairo, e não a ele. Talvez a fé de Jairo não permitisse que ele desistisse. Para Jairo, Jesus só disse: Não temas, crê somente. “Jairo, não fique preocupado, não tenha medo, apenas creia em mim”. Se Jairo tivesse acreditado na “morte” de sua filha, por que Jesus teria dito “não temas”. O que Jairo temeria, se sua filha já estivesse morta?

4. Deus não se interessa em agir no meio de falsos sentimentalistas

Ao chegar na casa de Jairo, Jesus encontra um grupo de pranteadores. Naquela época era comum pessoas serem pagas para chorar e prantear quando alguém morresse. Esse grupo estava lá, pranteando a morte da menina, mas mão sabiam que não receberiam o pagamento de seu serviço, afinal a menina “dormia” apenas. Jesus disse para eles: podem parar de chorar, pois a menina não morreu. Eles imediatamente pararam de chorar, e passaram a dar risadas. Não de alegria, mas sim de escárnio das palavras do Mestre. Muitas vezes estamos rodeados de falsos sentimentalistas, que nos impedem de receber nossa benção. Eles nos rodeiam, e até oram ao nosso lado. São como o amigo de Jó, nos enchendo de suas idéias pessoais, de suas palavras de consolo, mas sem ter uma idéia sequer do que Deus estaria fazendo. São bons amigos, mas sem intimidade com Deus. Não servem para compartilhar os milagres de Deus conosco. Jesus afastou o bando de pranteadores, e entrou na casa de Jairo, acompanhado apenas de seus discípulos mais íntimos, além de Jairo e sua esposa. Muitas vezes esperamos a solução e resposta de Deus na igreja, nos retiros espirituais, mas esquecemos que Deus também abençoa dentro de nossa casa, nosso lar. Deus quer agir dentro de sua casa! Dentro de sua vida!

5. Não há impossível para Deus

Agora Jesus olha para a menina, e ao ver deitada Ele diz: Menina, levanta-te. Imediatamente a menina levantou e começou a andar.  Se você crê somente em Deus, não temas, Ele é Deus do impossível, e mesmo que a morte pessoalmente tenha chegado, Ele dá vida, com apenas uma palavra.

Deus o abençoe






























LIÇÃO 06 - DISCIPULADO – LENDO A BÍBLIA COM A MENTE E CORAÇÃO – II Tm 3.14-17


INTRODUÇÃO


Em uma pesquisa na Universidade de São Paulo afirmou que o Brasil é o único país onde o analfabetismo funcional está aumentando entre os evangélicos.  Analfabetismo funcional é aquele estado em que as pessoas, embora saibam ler e escrever, são incapazes de entender e compreender o que lêem. De dez anos para cá, este índice tem aumentado no Brasil e a referida pesquisa afirma que isto se deve ao pouco uso que os evangélicos brasileiros estão fazendo da Bíblia Sagrada, que não está mais sendo lida pelos crentes[1]

Rick Nanez (pentecostal) escreveu que este problema consiste exatamente em uma idéia que surgiu no pentecostalismo de que a crença de que o estudo da Palavra de Deus é um obstáculo à atuação do Espírito Santo, motivo pelo qual, desenvolveu-se a idéia de que “a letra mata” e de que o crente não deve estudar a Palavra de Deus.[2] (Lc 12.11-12)

O analfabetismo bíblico contribui para tornar relativo o valor das Escrituras em muitas igrejas:

(a) A ênfase na experiência: quando a experiência pessoal se torna um critério de verdade, a Escritura tende a ficar em segundo plano; se, por exemplo, uma determinada prática produz resultados ou faz a pessoa sentir-se bem, isso é o que importa.

(b) O apelo a revelações: Se alguém acredita que Deus continua a revelar-se de maneira direta, imediata, isso tende a relativizar as Escrituras; elas não mais são a revelação final de Deus, a única regra de fé e prática para o crente. Quando um pregador diz “o Senhor me revelou ou o Senhor me mostrou isso ou aquilo”, tudo pode acontecer, e é proibido questionar, pois é palavra do Senhor.

(c) Uso questionável das Escrituras: quando as Escrituras são utilizadas, muitas vezes isso é acompanhado de interpretações tendenciosas, uso seletivo de certas passagens ou ênfases inadequadas.

(d) O louvor triunfalista: Até mesmo nos hinos, que são outra forma de transmitir um ensinamento, são carentes de base bíblica, e cheias de um triunfalismo que transformam Deus num mero cedente dos desejos dos crentes.


1. BÍBLIA – DEFINIÇÕES TEOLÓGICAS

O Catecismo Maior da Igreja Reformada traz as seguintes definições:[3]

1. Que é a Palavra de Deus?
As Escrituras Sagradas, o Velho e o Novo Testamento, são a Palavra de Deus, a única regra de fé e prática, Gl 1.8-9.

2. Como podemos saber se as Escrituras são a Palavra de Deus?
Demonstra-se que as Escrituras são a Palavra de Deus – pela majestade e pureza do seu conteúdo, pela harmonia de todas as suas partes, e pelo propósito do seu conjunto, que é dar toda a glória a Deus; pela sua luz e pelo poder que possuem para convencer e converter os pecadores e para edificar e confortar os crentes para a salvação. O Espírito de Deus, porém, dando testemunho, pelas Escrituras e juntamente com elas no coração do homem, é o único capaz de completamente persuadi-lo de que elas são realmente a Palavra de Deus, Hb 4.12; Sl 19.7-9.

3. Que é o que as Escrituras principalmente ensinam?
As Escrituras ensinam principalmente o que o homem deve crer acerca de Deus e o dever que Deus requer do homem, Jo 20.31; II Tm 1.13.


2. BÍBLIA – ASPECTOS DE SUA AUTORIDADE [4]

1. Inspiração das Escrituras
Podemos definir a inspiração como sendo a influência sobrenatural do Espírito de Deus sobre os homens separados por Ele mesmo, a fim de registrarem de forma inerrante e suficiente toda a vontade revelada de Deus, constituindo este registro na única fonte de todo o conhecimento cristão. Os escritores foram apenas instrumentos de Deus, por meio dos quais Deus decretou registrar a sua mensagem, II Pe 1.21; II Tm 3.16.

A Bíblia não é maniqueísta: tendo de um lado a Palavra de Deus e, de outro, a palavra de homens.

Portanto, a Bíblia é o resultado da vontade soberana de Deus, do seu amor inconfundível e das suas misericórdias que se renovam a cada manhã – ela é a vontade de Deus para a minha vida e para a sua vida!

2. A inerrância das Escrituras
“A inerrância da Bíblia é uma doutrina bíblica, onde aprendemos que, quando todos os fatos forem conhecidos, demonstrarão que a Bíblia, nos seus escritos originais e corretamente interpretada, é inteiramente verdadeira, e nunca falsa, em tudo quanto afirma, quer no tocante a doutrina e a ética, quer no tocante as ciências sociais, físicas ou biológicas”.[5]

Assim, concluímos que tudo o que foi registrado corresponde perfeitamente aquilo que Deus quis que fosse escrito. A Bíblia expõe com clareza e fidelidade o ser de Deus revelado, sua vontade e propósito, sendo um guia sincero, suficiente e infalível para a vida da igreja, Jo 10.35

O cristão sincero deve subordinar a sua inteligência à sabedoria de Deus revelada nas escrituras e, guardar no coração a Palavra de Deus, Salmo 119.11.

3. A necessidade das Escrituras
A Bíblia tem um caráter instrumental e temporário, embora os seus efeitos e as suas verdades sejam eternas. O que estamos querendo dizer, e que na eternidade não haverá mais a Bíblia; apenas teremos uma visão ampla e experimental para o qual ela apontava: A vitória do Cordeiro!

Portanto, a Bíblia como Palavra inspirada e inerrante de Deus, nos foi dada com os seguintes propósitos, responder adequadamente as necessidades espirituais do homem, apontando para Jesus e o poder de Deus, Jo 5.39; Mt 22.29.


3. BÍBLIA – ATITUDES DA NOVA CRIATURA

Um livro importante como este deve ser usado com freqüência, como um manual de instruções. Algumas formas de usar bem a Bíblia são:

a) Meditar em todo tempo, Sl 1.2
Meditação é um processo ativo de pensamento (pensando, resolvendo), pelo qual nos entregamos ao estudo da Palavra de Deus em oração e pedimos a Deus para nos dar entendimento através do Espírito. Ele habita no coração de todo crente e tem prometido nos guiar em “toda a verdade” (João 16.13).

b) Examinar, Jo 5.39
A Bíblia não pode ser lida apenas quando sentimos vontade ou precisamos de uma mensagem para a vida. Jesus disse que ela deve ser examinada, isso requer dedicação de tempo e esforço no estudo profundo da Palavra de Deus. Cada cristão deve aprender o máximo que puder sobre a Bíblia, Mt 22.29; Dn 9.2.

c) Manejar bem, II Tm 2.15
O crente deve aprender a manejar as escrituras para encontrar as passagens nela inscritas e discernir o seu conteúdo sem ficar perdido, confuso. Cada tipo de texto deve ser compreendido de maneira peculiar à sua linguagem e contextualizada para a atualidade, Jo 14.23,26; Lc 24.8; Ap 1.3.

d) Praticar na vida diária, Tg 1.21-24
Esta é a parte mais difícil, porque muitas pessoas meditam, examinam e até manejam bem a Bíblia, mas se não praticar tudo é em vão. Contudo o poder da Palavra se manifesta justamente quando ela é praticada, Mt 7.24-27. 


Para Concluir
A prática da leitura de uma maneira geral se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. Quando temos a oportunidades de praticarmos a leitura dessa forma estamos exercitando a nossa mente. Jesus afirmou: "Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos" (Jo 8.31). Pessoas que não são, de forma alguma, discípulos verdadeiros. Os que amam a Palavra são os verdadeiros seguidores de Cristo. Esses não desejarão ouvir pregadores que cocem seus ouvidos, mas os que os ensinem o caminho para agradar a Deus, II Tm 4.3.

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[1] CAXANGÁ, M. R. R. Raízes sociolingüísticas do analfabetismo no Brasil. Disponível in: <revistas.usp.br/reaa/article/download/11496/13264>
[2] NAÑEZ, Rick. Pentecostal de coração e mente: um chamado ao dom divino do intelecto. São Paulo: Editora Vida, 2007, p.104.
[3] A Confissão de Fé, O Catecismo Maior, O Breve Catecismo. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1991, pág. 166-168.
[4] COSTA, Herminsten M. P. A Inspiração e inerrância das Escrituras. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 1998.
[5] FEINBERG, Paul D. Inerrancy. Michigan: Zondervan Publishing House, 1980, p. 267. Disponível in: