Comunidade

Comunidade

sábado, 1 de fevereiro de 2014

1º COMPARTILHANDO JESUS - "POR QUE DEVEMOS ANDAR NOS PASSOS DE JESUS?" - I João 2.1-6


Por séculos, Jesus Cristo tem atraído a atenção de milhões de pessoas. Muitos de nós temos professado ser seus seguidores. Entretanto será que conhecemos bem o Jesus da Bíblia? É grande a necessidade que temos de conhecer esta pessoa que afirmamos ser Salvador e Senhor. Será que a nossa vida é um reflexo do caráter daquele a quem dizemos estar seguindo? A Bíblia diz claramente que nós, como cristãos, devemos moldar nossa vida de acordo com o procedimento de Jesus Cristo. O tipo de caráter que é visto em Jesus deve ser visto em nós também. O apóstolo João disse isso da seguinte forma: “Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou”. (1 João 2.5-6)

Mas, por que devemos dedicar tempo ao estudo do caráter de Jesus?
Por que devemos nos preocupar em sermos parecidos com Jesus?

Um estudo do Novo Testamento revela cinco razões:


1. PORQUE PARECER COM JESUS É NOSSO CHAMADO

Diante de uma multidão de galileus, Jesus disse: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” (Mateus 11.28-29) O próprio Rei Jesus nos deu a graciosa ordem de ir a Ele a de aprender. Não somos chamados, em primeiro lugar, a uma instituição ou a uma doutrina em particular, e sim, a uma Pessoa verdadeira. É dessa Pessoa, com todos os seus atributos, que devemos aprender. O Rei Jesus manda que nos aproximemos dele para aprender e devemos obedecer- Lhe o chamado. Jesus nos chama para que venhamos a imitá-lo!


2. PORQUE PARECER COM CRISTO É NOSSA OBRIGAÇÃO

Mas, por que deve ser nossa obrigação? Você concorda com isto?

Não basta dizer que seguimos a Cristo, pois a nossa vida precisa refletir isto. Veja mais uma vez as palavras de João: “aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou”. (1 João 2.6) Ser como Cristo é um padrão necessário para o cristão!

No Novo Testamento, nós somos chamados várias vezes a seguir a Cristo em nossos caminhos rumo a maturidade:
a) “Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz”. (João 13.15)
b) “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus” (Filipenses 2.5)
c) “Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos”. (1 Pedro 2.21)

Se não buscamos refletir o caráter de Cristo em nossa própria que direito temos de alegar que somos "cristãos"?


3. PORQUE PARECER COM CRISTO DEVE SER A NOSSA PAIXÃO

Na salvação, ao sermos levados a Cristo, percebemos que Ele se torna precioso para nós (1 Pedro 2.7). Quanto mais O conhecemos, mais devemos desejar conhecê-Lo. Então, ao conhecê-Lo mais e mais passamos a ser parecidos com nosso Salvador, em nosso dia-a-dia. Décadas após a sua conversão, Paulo, um missionário prisioneiro, ainda escrevia, cheio de paixão: “Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.” (Filipenses 3.10-11)


4. PORQUE PARECER COM CRISTO É NOSSO TESTEMUNHO

Como o nosso testemunho pode influenciar a vida de outras pessoas?

Muito do que o mundo conhece a respeito de Jesus Cristo resulta da observação da vida daqueles que alegam estar unidos a Cristo. As opiniões que o mundo tem sobre Cristo refletem as opiniões que as pessoas têm sobre os seus discípulos, ou seja, nós! O próprio Jesus chegou a dizer: “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. (João 13.34-35) Paulo foi bastante ousado quando disse: Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. (1 Coríntios 11.1) A maior parte do conhecimento que o mundo tem a respeito de Cristo é adquirido ao observar o cotidiano dos cristãos. "Nada dificulta mais o testemunho da igreja cristã do que a distância entre nossas afirmações e nosso agir, entre o Cristo que proclamamos verbalmente e o que apresentamos em ações".


5. POR QUE PARECER COM CRISTO É NOSSO DESTINO

Há um propósito para nossa vida. Como cristãos, estamos nos dirigindo a um destino que Deus planejou para nós. Romanos 8.28-29 nos lembra: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, e dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
Deus faz tudo em nossa vida para o "bem" de nos tornar parecidos com Cristo. Ele está nos moldando e ajustando para que nos conformemos à semelhança de seu Filho. Este processo chama-se processo de redenção. "O alvo fundamental da redenção é fazer cada crente assemelhar-se a Jesus Cristo. Entretanto este propósito de Deus só será consumado na eternidade!


CONCLUSÃO

Eis 5 razões pelas quais devemos andar nos passos de Jesus:
 É o nosso chamado;
 Nossa obrigação;
 Deve ser a nossa paixão;
 Nosso testemunho;
 Nosso destino.

Qual dessas cinco razões chama mais a sua atenção?

“Assim devemos volta toda a nossa vida para Jesus por meio de sua Palavra, orando para que o seu Santo Espírito nos conforme mais e mais à imagem de nosso salvador: Que a mente de Cristo, meu Salvador Viva em mim, dia após dia, E tudo o que eu diga e tudo o que eu for Que Ele controle com poder e amor. Possa o amor de Jesus encher-me, Como as águas cobrem o mar. Em exaltá-lo e em humilhar-me, Está a vitória e o meu almejar”. Kate B. Wilkinson

__________________________
Este estudo é uma adaptação.
MACCALL, Larry. Andando nos Passos de Jesus. São Paulo: Editora Fiel, 2009




















Nenhum comentário:

Postar um comentário